terça-feira, 2 de outubro de 2007

TPM



REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

O melhor caminho para controlar o peso continua sendo a reeducação alimentar e a prática regular de atividade física. Trata-se de mudar o estilo de vida, o que não é fácil, pois exige força de vontade e perseverança. Como há necessidade de mudança, as pessoas tendem a desanimar, pois hábitos já incorporados são difíceis de abandonar. Há uma resistência natural, que na maioria das vezes se expressa pela falta de motivação e desânimo. É mais fácil se acomodar e deixar tudo como está.
Mas o que fazer com a necessidade e o desejo de modificar uma condição física desfavorável? Surge assim um conflito que pode causar muita angústia até ser solucionado. Por isso a pessoa precisa aprender o significado e a importância de comer bem, trocando maus hábitos por bons hábitos alimentares. Quando não consegue fazer isso sozinha, é necessário recorrer à ajuda de profissionais especializados, como médico endocrinologista, nutricionista, psicólogo e instrutor físico.
Algumas dicas podem ajudar a adotar hábitos alimentares saudáveis:
1- A moderação é o melhor caminho para uma alimentação equilibrada.
2- O mesmo se aplica à atividade física. O ideal é praticar um pouco todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana. Não há necessidade de praticar várias horas para suar bastante. Isso é mito, pois o suor elimina água e não gordura. Para obter um bom resultado não há necessidade de pegar pesado. Deve-se procurar uma atividade física agradável, para que possa ser mantida.
3- Examinar os próprios hábitos alimentares para encontrar os pontos fracos e abandoná-los.
4- Suprimir hábitos que engatilham o apetite. Ao chegar em casa, se a pessoa ataca a geladeira, é preciso ter apenas alimentos pouco calóricos dentro dela e ir abandonando esse hábito progressivamente.
5- Estabelecer uma meta racional de perda de peso. Não é preciso ter a magreza de uma modelo.
6- Não aceitar nenhuma sugestão, nem mesmo da própria mãe, para comer alimentos calóricos. Agradecer e explicar rapidamente o seu objetivo de conquistar hábitos saudáveis.
7- Nos finais de semana, e em ocasiões especiais na casa de amigos, em festas e restaurantes, procurar as opções que possam trazer benefícios. Sempre é possível fazer boas escolhas.
8- Se a pessoa estiver aberta a novos alimentos e combinações, descobrirá uma infinidade de pratos saborosos e nutritivos.
9- Quando começar a perceber os resultados no próprio corpo, seguir em frente sentindo orgulho dos resultados alcançados.
10- Ser persistente e responsável com o desejo de emagrecer.
Este é um bom caminho a seguir para não desanimar e conquistar o peso desejado. Vá em frente!
Cyberdiet

3 comentários:

Samanta disse...

Não adianta passar os dias a seco e emagrecer se depois tu volta a comer normalmente e volta todo peso... sempre tento manter uma alimentação que eu possa seguir pela vida toda! amei teu blog! voltarei sempre que puder!!! bjus

Regiane disse...

A paz querida concordo com voçe a reeducação alimentar deve ser seguida pela vida toda só assim conseguiremos alcançar e manter o peso que desejamos.Deus te abençoe grandemente.Te add no Orkut.

Renata disse...

Olá,
Encontrei seu blog hoje, li alguns dos seus posts.
Quero ser sua amiga, se vc quiser, me visite...
Muito Sucesso!!!
Que o Senhor Jesus te abençõe muito cada dia mais...
Beijos.